Ensino Religioso - Lugares e Símbolos Sagrados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ensino Religioso - Lugares e Símbolos Sagrados

Mensagem por Admin em Sex Out 23, 2015 1:49 pm

LUGARES SAGRADOS
Toda vez que alguém bronqueava com Mariazinha, ela saía correndo e subia no “morro da pedra bonita”. Era um lugar no alto de um morro em que havia uma pedra grande de onde podia se ver toda a cidadezinha. Para ela, aquele lugar era sagrado, lá ela se sentia segura, ficava observando de cima toda a cidade e parecia que estava olhando para si mesma e aos poucos ia se acalmando. (SANTOS, 2007).

Mas o que é um lugar sagrado?
Quais são as características de um lugar sagrado?
O que faz com que um lugar seja considerado como sagrado?
Qual lugar é sagrado?

Lugar pode ser um espaço que se torna familiar para o sujeito, é o local onde ocorrem as relações do dia a dia. Construímos nosso entendimento de lugar na relação de afetividade, identidade, onde o particular e histórico acontece. Por outro lado, espaço pode ser qualquer local, independente de identificação ou familiaridade, é qualquer porção da superfície terrestre. No espaço estamos vulneráveis, no lugar no sentimos acolhidos e sentimos que podemos fazer parte.

O que torna um lugar sagrado é a identificação e o valor atribuído a ele. Muitas vezes é entendido como sagrado o local em que nasceu ou morreu um determinado líder religioso, onde foram construídos templos de adoração, igrejas, cemitérios, catacumbas, criptas ou mausoléus, ou seja, o espaço no qual enterramos os mortos, onde se fazem os cultos e rituais em reverência ao divino.
LUGAR SAGRADO ARTE  E SÍMBOLOS NA RELIGIÃO
Vamos conhecer os lugares sagrados de algumas organizações religiosas e analisar as produções artísticas e culturais que as diferenciam.
Acredita-se que na pré-história as pinturas feitas no interior das cavernas em galerias muito distantes possuíam finalidades ritualísticas. No período paleolítico, os caçadores, ao pintar suas experiências cotidianas, como a de caça aos animais, acabavam por adquirir um domínio sobre eles, então as pinturas tinham uma função de culto e objetivo religioso, à medida em que poderiam invocar forças místicas ou
divinas. Essas pinturas feitas nas cavernas são chamadas de pinturas rupestres.
No antigo Egito, surge a arquitetura monumental das pirâmides, grandiosas construções que serviram como túmulos para os Faraós, os quais eram os líderes máximos daquele povo. As pirâmides mais famosas são as de Queóps, Quefren e  Miquerinos,localizadas no deserto de Gisé.

A arte egípcia estava intimamente ligada à religião. Além de pirâmides eles construíram templos, esculturas, pinturas, artes decorativas, máscaras funerárias, relevos e artefatos que simbolizavam, por meio da arte, todo o poder da cultura dos egípcios. A arte Egípcia era bastante padronizada e tinha a função de difundir preceitos e crenças religiosas.

Saiba Mais
O Faraó era considerado um ser divino que exercia controle completo sobre seu povo e que retornaria junto aos Deuses de onde viera. A arquitetura das pirâmides, erguendo-se em direção aos céus, colaboraria no processo de elevação e ascensão da alma. Também ajudaria na conservação e preservação do corpo sagrado do Faraó, evitando a decomposição. Eles acreditavam que o corpo deveria ser mantido para que a alma, que vive no além, possa retornar e assumir sua posição como soberano.
Por isso procuravam impedir a decomposição com um elaborado método de embalsamar e
enfaixar em tiras de tecido vegetal. Em volta da câmara funerária, que se situava no centro da gigantesca estrutura de pedra, eram depositados escritos que continham encantamentos e fórmulas mágicas para auxiliar na jornada para o outro mundo. Também costumavam sepultar junto com o Faraó os seus servos, como acompanhantes para ele não chegar no além desprovido de servos e escravos. A arte contribui para a substituição deste costume. Em vez de sepultar servos humanos, passaram a oferecer imagens e pinturas. Segundo Ostrower (2004), na obra Universo da Arte, as pinturas egípcias eram pinturas funerárias, que tinham como objetivo, por um lado, decorar o túmulo dos Faraós e, por outro, acompanhar o morto em sua viagem ao além e lhe fornecer as condições necessárias para desfrutar a imortalidade. A arte egípcia, portanto, estava fortemente vinculada à religião, tratando de temas como a morte e a imortalidade.

Lugares Sagrados em Diferentes Religiões

Trabalho:
1- Pesquisar 3 lugares sagrados de cada religião a seguir:


Judaísmo – A primeira religião monoteísta da História.
1. Islamismo
2. Cristianismo.
3. Budismo



2- Pesquisas  10 lugares   Sagrados de Peregrinação contando porque são sagrados. Pode ser de qualquer Religião, e em qualquer parte do mundo.

EX. Santuário de Nossa Senhora de Fátima  Em Portugal, local sagrado onde três crianças tiveram visões e Maria nos dias 13 de cada mês.


3- Pesquisar pelo menos 3 rituais  religiosos  realizados  no Brasil. (ex. Para os indígenas, para os católicos, para os evangélicos)

Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 25/07/2013

Ver perfil do usuário http://historiat6.forumais.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ensino Religioso - Lugares e Símbolos Sagrados

Mensagem por aluno em Sex Out 23, 2015 6:01 pm

Para o Islamismo.
Meca. A cidade sagrada do Islamismo.
É a cidade mais sagrada do Islamismo, ali se encontra a caaba (uma pedra preta que acreditam que tenha sido enviada dos céus), pelo menos uma vez na vida todo islâmico deve ir a Meca e dar sete voltas no sentido anti-horário ao redor da caaba

Ainda, o lugar sagrado é para o Islamismo.
Outro lugar sagrado para o Islamismo é a Mesquita de Omar, em Jerusalém, Israel.
Construída entre 688 e 691 d.C. é o terceiro lugar mais sagrado do Islamismo. Segundo a tradição muçulmana, Maomé estava sobre a pedra existente no centro desta mesquita quando subiu aos céus.


aluno

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/10/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ensino Religioso - Lugares e Símbolos Sagrados

Mensagem por aluno em Sex Out 23, 2015 6:15 pm

Locais Sagrados



aluno

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/10/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ensino Religioso - Lugares e Símbolos Sagrados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum